(Ver Tabela de Notas Técnicas)
O conceito de “deficiência de imunoglobulinas” é uma faceta específica de SÍNDROMES DE IMUNODEFICIÊNCIA (TN.223 ; C20.673). Deficiência imunológica é definida como a ausência parcial ou total de imunoglobulinas do sangue. Não se refere a deficiências de outros componentes imunológicos do sangue, como, por exemplo, os Complementos. Há dois tipos gerais de deficiência de imunoglobulina:
- depleção de todos os tipos de imunoglobulinas, indexada como AGAMAGLOBULINEMIA.
- ausência de imunoglobulinas selecionadas ou isoladas, indexadas como DISGAMAGLOBULINEMIA e a imunoglobulina selecionada com o qualificador /defic.
A TN.224 explica porque componentes de não-gama-globulinas figuram historicamente como termo A-, HIPO- e DIS- gama-globulina -EMIA.
Indexar deficiências de imunoglobulinas específicas sob o descritor específico com o qualificador /defic (descritor primário) e DISGAMAGLOBULINEMIA (descritor primário). Por exemplo, IMUNOGLOBULINA E /defic (descritor primário) e DISGAMAGLOBULINEMIA (descritor primário).
IMUNOGLOBULINAS /defic é permitido, mas deve-se verificar o documento para ver se SÍNDROMES DE IMUNODEFICIÊNCIA é aplicável.
(Ver nota técnica relacionada TN.223)
(Ver nota técnica relacionada TN.194)