(Ver Tabela de Notas Técnicas)
Embora os imunohematologistas façam distinção entre os termos “sistema”, “grupo” e “fator”, a terminologia do DeCS nem sempre reflete estas distinções. Por exemplo, quando Fator RH entrou no vocabulário, era correto para o estado de pesquisa do sistema naquela época. Agora, SISTEMA DO GRUPO SANGUÍNEO RH-HR cobre melhor este campo.
Não obstante a riqueza da terminologia nesta área, a interrupção detalhada dos fatores dentro dos sistemas e a sobreposição de subgrupos, os descritores DeCS disponíveis hoje estão razoavelmente adequados.
Em adição ao descritor ANTÍGENOS DE GRUPOS SANGUÍNEOS, o DeCS possui 10 descritores específicos de grupos sanguíneos. Embora haja centenas de tipos de sangue humanos (por exemplo, Colton, Diego, Ola Ware), o texto dos documentos geralmente fornece informação suficiente para permitir ao indexador optar por um dos descritores do DeCS.
Indexar o fator sanguíneo de aglutininas (por exemplo, anti-B, anti-Lewis) sob o descritor do grupo sanguíneo (descritor primário) coordenado com AGLUTININAS (descritor primário).
Ao indexar qualquer conceito de grupo sanguíneo, o qualificador para o animal ou doença coordenado será /sangue, e não /imunol ou /genet.
Grupos sanguíneos do chimpanzé.
ANTÍGENOS DE GRUPOS SANGUÍNEOS *
PAN TROGLODYTES /sangue *
(e não PAN TROGLODYTES /imunol)
Grupos sanguíneos na úlcera péptica.
ANTÍGENOS DE GRUPOS SANGUÍNEOS *
ÚLCERA PÉPTICA /sangue *
(e não ÚLCERA PÉPTICA /imunol)
Se /imunol ou /genet for outro aspecto necessário, deve-se usá-los.