NT.238  Descritores de articulação

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

Porque nosso sistema carrega conceitos como óssos, locais e articulações, porque a hierarquização não faz uma distinção absoluta entre estes conceitos, e porque os autores usam palavras perdidas como “quadril”, “ombro”, “joelho” nos títulos para se referir aos óssos, locais e articulações intercambiavelmente, fica difícil para o indexador buscar pelo sentido exato no texto do documento.

Usar as diretrizes abaixo para fazer diferença entre estes pares:

TORNOZELO    DEDOS
ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO             ARTICULAÇÕES DOS DEDOS

JOELHO            DEDOS DO PÉ
ARTICULAÇÃO DO JOELHO             ARTICULAÇÃO DO DEDO DO PÉ

COTOVELO      QUADRIL
ARTICULAÇÃO DO COTOVELO             ARTICULAÇÃO DO QUADRIL

OMBRO            PUNHO
ARTICULAÇÃO DO OMBRO             ARTICULAÇÃO DO PUNHO

  1. Documentos sobre a anatomia desses pares têm uma inclinação para o descritor de lugar ou do osso com o qualificador /anat, mais do que ao descritor de articulação, como “medida da circunferência do joelho” será JOELHO /anat, mas “parâmetros articulares do joelho” será certamente ARTICULAÇÃO DO JOELHO /anat.
  2. Documentos sobre estabilidade, movimento, articulação, goniometria, biomecânica, comportamento mecânico, flexão, espaço cartilaginoso e similares, serão provavelmente indexados sob o descritor de articulação, com o qualificador /fisiol, como “goniometria do movimento total do joelho”, indexado sob ARTICULAÇÃO DO JOELHO /fisiol.
  3. Documentos sobre radiografia desses pares tendem a ser indexados sob o lugar ou área com o qualificador /diagnóstico por imagem. Isto porque em observações por raios-x ao redor ou adjacentes aos óssos são usualmente de interesse.
  4. Os seguintes descritores irão requerer coordenação com o descritor de articulação, não com o descritor do osso nem do local:

BOLSA SINOVIAL             MEMBRANA SINOVIAL

CARTILAGEM ARTICULAR             LÍQUIDO SINOVIAL

LIGAMENTOS ARTICULARES

  1. Cartilagem pode ser articular ou não-articular. Se evidentemente coordenado com o descritor de articulação, CARTILAGEM ARTICULAR é o descritor correto. De maneira contrária, se o indexador usar o descritor CARTILAGEM ARTICULAR, então a coordenação apropriada é o descritor de articulação, não o descritor de local ou osso.
  2. Doenças tenderão a ser indexadas com o descritor de osso ou articulação, mais do que com o descritor de local.
  3. DOR tende a ser coordenada com o descritor de articulação, mas dor no local ou no osso também é possível.
  4. Os seguintes processos de doenças gerais na Categoria C5 sob ARTROPATIAS em C5.550 devem ser coordenados com o descritor de articulação, não com o de local:

ANQUILOSE

ARTRITE

ARTROGRIPOSE

ARTROPATIA NEUROGÊNICA

BURSITE

CONDROCALCINOSE

CONTRATURA

GOTA

HEMARTROSE

HIDRARTROSE

OSTEOARTRITE

OSTEOARTROPATIA HIPERTRÓFICA PRIMÁRIA

OSTEOARTROPATIA HIPERTRÓFICA SECUNDÁRIA

PERIARTRITE

SINOVITE

  1. Todas as doenças específicas na Categoria C5 sob ARTROPATIAS em C5.550, quando necessárias como coordenação com um órgão específico, serão naturalmente coordenadas com o descritor de articulação, não com o de local.
  2. Os transtornos do desenvolvimento envolvendo cartilagem e vistos nos vários descritores de -CONDRO- na Categoria C5 sob DOENÇAS DO DESENVOLVIMENTO ÓSSEO (chondro- em grego é a cartilagem em latim) serão provavelmente coordenados com o descritor de articulação quando necessário.
  3. O local da doença de pele e das neoplasias da pele em relação a estes pares será indexada com o descritor do local, e provavelmente como secundário. O ponto principal do documento sobre um carcinoma basocelular da pele no cotovelo não significa COTOVELO como um conceito principal.

Deve ser notado que as diretrizes acima são somente diretrizes; as instruções aqui são destinadas a fazerem o indexador aproximar-se a estes descritores de local/osso/articulação consistentes, mas não podem prevalecer sobre o texto do autor.

Usualmente o texto fornece ao indexador informação precisa suficiente para aplicar estas sugestões, mas haverá ocasiões em que o indexador terá que raciocinar duramente para escolher corretamente entre o local ou a articulação. Estes exemplos de imprecisão são a minoria. Seguindo as orientações acima o indexador quase sempre tomará a decisão correta.

Was this page helpful?