(Ver Tabela de Notas Técnicas)
Ver as seções 5.2, 5.6, 8.3.51, 8.3.52, 8.3.53, 8.3.54, 8.3.55, 8.4.32 a 8.4.37 e 9.9.76 sobre indexação de documentos de veterinária, doenças veterinárias e neoplasias veterinárias.
A política de indexação pode ser resumida com este exemplo padrão mostrando a demanda mínima por estas regras:
Doença gastrointestinal dos ovinos e cães.
GASTROENTEROPATIAS /vet *
DOENÇAS DO CÃO *
DOENÇAS DOS OVINOS *
OVINOS
ANIMAIS (Pré-codificado)
CÃES (Pré-codificado)
Não colocar em maiúsculas os nomes das raças dos animais (especialmente nomes comuns de cães) a menos que o nome contenha um nome próprio ou adjetivo, e aí deve ser colocado em maiúscula somente este.
Doberman pinscher – não Pinscher
German shepherd – não Shepherd
Bedlington terrier – não Terrier
Chesapeake Bay retriever – não Retriever
cocker spaniel – não Cocker Spaniel
basset hound – não Basset Hound
Mas:
Great Dane
Se houver dúvida, verificar a 2a edição do Webster’s (não a 3a, uma vez que esta edição utilizou colocar em maiúsculas a palavra de entrada).
Especificar o sexo do animal: égua exige FEMININO; ovelha, FEMININO; porca, FEMININO; touro, MASCULINO; carneiro, MASCULINO; galo, MASCULINO.
Um documento sobre MASTITE BOVINA deve receber os pré-codificados ANIMAIS, BOVINOS e FEMININO.
ENTEROTOXEMIA e PLEUROPNEUMONIA CONTAGIOSA são exclusivamente doenças animais e indexar estas doenças com HUMANOS para “enterite tóxica” e “doenças infecciosas” é errado. LORDOSE EQUINA, uma doença dos ovinos, é errada para uma pessoa com esta postura espinhal peculiar.
Todas as doenças animais pertencentes à categoria C22 foram originalmente anotadas com a informação “não usar /vet”. Pensava-se que isto era suficiente como um alerta, juntamente com o número da categoria diretamente sob o descritor no DeCS. Em 1982, em todas as doenças animais, como ENTEROTOXEMIA, que poderiam compreensivelmente ser esquecidas por um indexador não-cuidadoso, foi anotada adicionalmente a informação “somente animal” ou “geralmente animal”. O indexador deve sempre conferir o texto e a categoria do DeCS atribuída.
COLUMBIDAE (descritor autorizado para POMBOS) está sob a hierarquia de AVES, não AVES DOMÉSTICAS, assim, doença dos pombos é indexada sob COLUMBIDAE , o pré-codificado ANIMAIS e mais o descritor DOENÇAS DAS AVES, e não DOENÇAS DAS AVES DOMÉSTICAS.
Codorna japonesa está no DeCS como “codorna japonesa” que é uma remissiva de COTURNIX.
Elas são indexados sob ANTÍLOPES e não ARTIODÁCTILOS, bem como os “wildebeests”.
O DeCS especificou alguns nomes comuns de HAMSTERS como remissivas .
Exemplo:
Hamster Armênio ver CRICETULUS
Hamster Chinês ver CRICETULUS
Hamster Dourado ver MESOCRICETUS
Hamster Dourado da Síria ver MESOCRICETUS
Hamster Cinza ver CRICETULUS
Hamster Siberiano ver PHODOPUS
Hamster Sírio ver MESOCRICETUS