NT.35  CÉLULAS CULTIVADAS (A11)

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

O DeCS possui uma série de descritores de cultura de tecidos: TÉCNICAS DE CULTURA DE ÓRGÃOS, TÉCNICAS DE CULTURA DE TECIDOS e CÉLULAS CULTIVADAS. Infelizmente, a localização dos dois primeiros na Categoria E e do último na Categoria A leva o indexador a pensar que eles devem ser usados e indexados diferentemente. Porém, isto não é o correto.

Não deve-se pensar que CÉLULAS CULTIVADAS é considerado um termo exclusivamente anatômico. Deve-se pensar neste descritor como meramente um membro citológico da tríade anatomia (TÉCNICAS DE CULTURA DE ÓRGÃOS) – histologia (TÉCNICAS DE CULTURA DE TECIDOS) – citologia (CÉLULAS CULTIVADAS).

Não deve-se, também, converter toda cultura de órgão, cultura de tecido ou cultura de células em CÉLULAS CULTIVADAS simplesmente para poder usar os qualificadores disponíveis.

Quando CÉLULAS CULTIVADAS for descritor primário, os qualificadores pertinentes são permitidos. A maior parte das vezes, porém, CÉLULAS CULTIVADAS será usado como um descritor secundário.

Não deve-se tentar manipular este descritor para coincidir com as próprias idéias do indexador. É possível fazer uma cultura do baço inteiro, por exemplo, do tecido do baço ou das células do baço. Da mesma maneira, do fígado, músculo, etc. Não deve haver dúvida. Porém, se houver, deve-se seguir a terminologia do autor.

(Ver Nota Técnica relacionada TN.183)

Was this page helpful?