(Ver Tabela de Notas Técnicas)
Este descritor é usado como uma especialidade e como um parâmetro de pesquisa significando “química ou estrutura química”.
Indexar QUÍMICA, quando se referir a uma especialidade, como descritor primário, como em “A relação da biologia com a física e química” e “Treinamento de patologistas químicos”.
Os exemplos seguintes ilustram a indexação de QUÍMICA como um parâmetro de pesquisa como descritor secundário e a indexação de substâncias químicas com a correta coordenação.
A análise química dos indóis.
(se for sobre a estrutura dos indóis)
INDÓIS *
QUÍMICA
A análise química dos indóis.
(se for sobre a determinação dos indóis em um tecido, fluido corporal, etc)
INDÓIS /anal *
A determinação química de indóis no ácido indoleacético.
INDÓIS /anal *
ÁCIDOS INDOLACÉTICOS *
QUÍMICA
Os indexadores devem ter cuidado também ao distinguir entre outros descritores de química, como segue:
MODELOS QUÍMICOS é a discussão teórica sobre a natureza química conhecida ou teorizada de uma substância (sua estrutura, propriedades físicas, posição, configuração, etc.). É meramente uma pré-coordenação útil de QUÍMICA + MODELOS TEÓRICOS.
MODELOS ESTRUTURAIS nunca deve ser indexado para modelos químicos. O descritor provável é MODELOS MOLECULARES e o documento provavelmente mostrará um desenho ou fotografia da representação em duas ou três dimensões.
QUÍMICA ANALÍTICA é um descritor de especialidade e deve ser usado para documentos como “Calibração de marcadores de alto volume”, “Limpeza de vidros contaminados com mercúrio” e “Fontes de erro esperadas”. Todos seriam indexados corretamente sob QUÍMICA ANALÍTICA.
Uma vez que este descritor nunca será usado como um substituto para /anal com nomes específicos de drogas e substâncias químicas, “Espectrometria de massa de isoquinolinas alcalóides” será erroneamente indexado sob QUÍMICA ANALÍTICA.
QUÍMICA ORGÂNICA, QUÍMICA CLÍNICA e BIOQUÍMICA, como QUÍMICA ANALÍTICA, são usados como descritores de especialidades e não foram designados como parâmetros de pesquisa para drogas específicas e substâncias químicas. A grande especificidade do DeCS nesta área de substâncias químicas é melhor servida por qualificadores combinados com técnicas específicas do que por estes descritores gerais de especialidades.