NT.4  ANTINEOPLÁSICOS

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

ANTINEOPLÁSICOS é um descritor bastante usado. Da mesma forma que descritores de grupos de ação, este descritor inclui drogas antineoplásicas em geral ou inespecíficas, usadas como descritor primário, com os agentes antineoplásicos específicos como descritores secundários. Inclui, também, drogas antineoplásicas específicas para as quais não há descritor específico.

Em adição a ANTINEOPLÁSICOS, o termo mais geral, há descritores específicos:

ANTINEOPLÁSICOS são substâncias que inibem ou impedem a proliferação de NEOPLASIAS. Quando um agente antineoplásico é sintetizado por uma bactéria ou fungo, usar ANTIBIÓTICOS ANTINEOPLÁSICOS. O documento geralmente falará sobre a natureza do “antibiótico” e o grupo de ação ou antibiótico antineoplásico específico será mostrado como sendo de origem bacteriana.

ANTINEOPLÁSICOS FITOGÊNICOS são substâncias obtidas de plantas superiores, que têm atividade citostática ou antineoplásica demonstráveis. Como descrito em ANTIBIÓTICOS ANTINEOPLÁSICOS, a planta-fonte será geralmente determinável no texto.

ANTIMETABÓLITOS ANTINEOPLÁSICOS são substâncias que, devido à sua semelhança estrutural a substâncias fisiológicas normais, combinam com elas, e, assim, inibem as substâncias requeridas para o funcionamento normal. Um número dessas substâncias tem sido encontrado como sendo agentes antineoplásicos efetivos. São, geralmente, baseados nas purinas ou pirimidinas ou aminoácidos ou folatos. Novamente, a tendência a ser antimetabólito aparecerá no texto.

Para que ANTINEOPLÁSICOS esteja claro e fidedigno para com os usuários, e para que a indexação seja o mais específica possível, é necessário que seja analisado se o conceito de antibiótico, botânica ou atividade metabólica é discernível e aplicável. No caso de não ser claro, usar ANTINEOPLÁSICOS.

Was this page helpful?