NT.49  DEPRESSÃO QUÍMICA; ESTIMULAÇÃO QUÍMICA (G7)

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

O DeCS define DEPRESSÃO QUÍMICA como um “estado de diminuição na atividade medida de um sistema biológico ou função induzida por uma substância química introduzida em um sistema”. ESTIMULAÇÃO QUÍMICA é definida como um “estado de aumento na atividade medida…”. Os descritores podem ser usados para a estimulação ou depressão de atividades fisiológicas ou metabólicas em humanos, animais ou microorganismos.

Como coordenação DEPRESSÃO QUÍMICA e ESTIMULAÇÃO QUÍMICA nunca serão descritores primários. Embora sejam farmacologicamente significantes e igualmente importantes como parâmetros de pesquisa, ainda não cumprem o propósito de fazer ambos como descritores primários. Um documento intitulado “O efeito depressivo da reserpina sobre a hematopoiese” é indexado sob RESERPINA /farmacologia (descritor primário), HEMATOPOESE /ef farm (descritor primário) e DEPRESSÃO QUÍMICA (descritor secundário). Um documento intitulado “Aumento da contração muscular depois da administração de cafeína” é indexado sob CONTRAÇÃO MUSCULAR /ef farm (descritor primário), CAFEÍNA /farmacologia (descritor primário) e ESTIMULAÇÃO QUÍMICA (descritor secundário).

Nos dois títulos ilustrados no parágrafo acima, a depressão e a estimulação são, respectivamente, o ponto principal dos documentos. Notar que estes conceitos não devem ser indexados rotineiramente em cada documento sobre o efeito de todas as drogas ou substâncias químicas. Quase todos os documentos sobre farmacologia em algum ponto discute um ou outro efeito. O termo perde sua utilidade se indexado toda vez que depressão ou estimulação for mencionado como ponto secundário.

Não indexar DEPRESSÃO QUÍMICA e ESTIMULAÇÃO QUÍMICA para o mesmo documento. Quando uma função é estimulada por uma substância química e a mesma ou outra função é desestimulada por outra substância química, deve-se omitir as duas. Deve-se omitir, também, o descritor quando uma substância química estimula um órgão ou processo, mas desestimula outro órgão ou processo no mesmo organismo.

Was this page helpful?