(Ver Tabela de Notas Técnicas)
A definição do DeCS para COMPORTAMENTO DE INGESTÃO DE LÍQUIDO é “Comportamentos associados à ingestäo de água e de outros líquidos”. Inclui padröes rítmicos de ingestäo de líquidos (intervalos de tempo – início e duraçäo), frequência e saciedade.
Documentos sobre “ingestão de líquidos” devem ser avaliados para definir se se a ênfase é sobre o comportamento associado à ingestão do líquido ou se a ênfase é sobre o mero ato de ingerir o líquido.
Muitas vezes será difícil para o indexador distinguir entre os dois aspectos. Possivelmente o aspecto comportamental será dominante em documentos sobre psicologia e a ingestão pura será enfatizada em documentos sobre fisiologia. Esta é uma distinção artificial que nem sempre poderá ser sustentada. Será melhor se o indexador puder tomar uma decisão clara. Apesar de ser desejável a especificidade, o pesquisador será capaz de pesquisar os dois aspectos.
Ingestão de água ou consumo de água devem ser indexados sob INGESTÃO DE LÍQUIDOS.
Documentos sobre SEDE devem ser razoavelmente claros, uma vez que o autor provavelmente usará o termo “sede”.
Notar que INGESTÃO DE LÍQUIDOS está na Categoria G10 e COMPORTAMENTO DE INGESTÃO DE LÍQUIDOS está na Categoria F1.
Ingestão de líquidos como em “ele bebe muito” implica no consumo coloquial de bebidas alcoólicas e não se refere ao descritor INGESTÃO DE LÍQUIDOS, mas sim ao descritor CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.