NT.87  FRATURAS ÓSSEAS/terapia, FRATURAS ÓSSEAS /cirurgia e FIXAÇÃO DE FRATURA

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

Esta área da indexação necessita alguma delineação. Diretrizes são dadas abaixo:

  1. Indexar redução conservativa ou não-cirúrgica de fraturas sob FRATURAS ÓSSEAS/terap. O DeCS possui os descritores TRAÇÃO e MANIPULAÇÃO ORTOPÉDICA, que devem ser acrescentados se pertinente.
  2. Indexar redução cirúrgica de fraturas sob FRATURAS ÓSSSEAS/cirurg. Se os descritores OSTEOTOMIA ou novamente TRAÇÃO forem pertinentes, indexá-los também.
  3. Fixação de uma fratura refere-se à imobilização de uma fratura reduzida até ela ter sido corrigida. Para este conceito usar FIXAÇÃO DE FRATURA. Se discutido no documento, os descritores CONTENÇÕES, TRAÇÃO e MODELOS ANATÔMICOS estão disponíveis. FIXAÇÃO INTRAMEDULAR DE FRATURAS deve ser usada somente quando uma haste de metal é colocada através do osso quebrado através da medula óssea (daí o termo “fixação intramedular” visto muitas vezes na literatura).
  4. FIXAÇÃO INTERNA DE FRATURAS refere-se aos pinos, placas, fixações, etc., localizados sobre ou dentro de um osso, mas não intramedularmente. Em resumo, todos os documentos sobre cirurgia de fraturas não são necessariamente fixação de fraturas. Se indexar FIXAÇÃO DE FRATURA não é necessário indexar também FRATURAS ÓSSEAS /cirurg.

Tratamento de fraturas

FRATURAS ÓSSEAS/terap

Tratamento cirúrgico de fraturas

FRATURAS ÓSSEAS/cirurg

Tratamento de fraturas por ressecção óssea

FRATURAS ÓSSEAS /cirurg

Fixação de fraturas fragmentadas

FIXAÇÃO DE FRATURA

Haste de duas placas para fixação de fraturas

FIXAÇÃO DE FRATURA

Enxertos ósseos em fraturas

FRATURAS ÓSSEAS/cirurg

Was this page helpful?