NT.96  TRAUMATISMOS CRANIOCEREBRAIS (C26) e Lesões do crânio

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

TRAUMATISMOS CRANIOCEREBRAIS é um descritor para lesões gerais da cabeça, inespecíficas. Muitas vezes os detalhes não são delineados, ou, se delineados, não se encaixam no conceito da “indexação em profundidade” quando o tipo de título for “Lesões da cabeça”. O termo “lesão da cabeça”, de fato, não fala muito além do fato de a cabeça (e não o abdome ou as extremidades) ter sido lesada; não fala se foi, por exemplo, uma contusão ou uma fratura; não especifica se foi o tecido mole ou tecido ósseo; nem localiza se foi na face, bochecha, queixo, couro cabeludo, crânio, etc.

Reservar TRAUMATISMOS CRANIOCEREBRAIS como um termo geral para ser usado quando o autor não especificar além disso. Interpretar “lesões do crânio” como TRAUMATISMOS CRANIOCEREBRAIS e não como CRÂNIO /les, a menos que o autor deixe claro que ele se refere somente à parte óssea. Deve-se examinar cuidadosamente o documento, para ver se um descritor da Categoria C26 não é melhor: TRAUMATISMOS MAXILOFACIAIS, TRAUMATISMOS FACIAIS, TRAUMATISMOS MANDIBULARES, etc., ou um dos termos de fraturas pré-cordenados, como FRATURAS MAXILARES, FRATURAS CRANIANAS, etc. (Ver nota técnica sobre lesões da arcada ósseo-dentária TN.115)

“Lesões craniocerebrais” devem ser examinadas com a máxima especificidade: o autor refere-se a TRAUMATISMOS CRANIOCEREBRAIS ou LESÕES ENCEFÁLICAS TRAUMÁTICAS ou a ambos? Se o cérebro foi lesado, deve-se preferir, obviamente, LESÕES ENCEFÁLICAS TRAUMÁTICAS. Na maior parte dos documentos, a expressão “lesões craniocerebrais” será indexada somente como LESÕES ENCEFÁLICAS TRAUMÁTICAS uma vez que a maior parte dos documentos enfatiza o aspecto cerebral da pancada mais do que o aspecto craniano. CONCUSSÃO ENCEFÁLICA é também um descritor do DeCS.

Was this page helpful?