TN.242  Descritores de IMUNIDADE

(Ver Tabela de Notas Técnicas)

Seguem algumas recomendações sobre o uso do descritor IMUNIDADE. O caráter geral relaciona a indexação destes descritores como secundários de acordo com a política de indexação e com a necessidade de fazer o uso deste descritor como principal mais útil.

1. IMUNIDADE, de acordo com a anotação do DeCS, deve ser usado como Descritor Primário somente para documentos gerais. O processo imune em uma doença específica é indexado sob a doença com o qualificador /imunol (Descritor Primário) e IMUNIDADE (Descritor Secundário), como ARTRITE /imunol (Descritor primário) mais IMUNIDADE (Descritor Secundário). A única exceção recomendada pelos imunologistas é que o processo imune em estados fisiológicos e outros conceitos selecionados – que não podem ser indexados com o qualificador /imunol – seja primário. Entretanto, a regra de IMUNIDADE (Descritor Secundário) com uma doença específica ou um grupo de doenças deve ser seguida rigidamente.

2. IMUNIDADE ATIVA como Descritor Primário para documentos gerais somente e Descritor Secundário com doenças específicas, exatamente como a política para IMUNIDADE, detalhada acima.

3. IMUNIZAÇÃO PASSIVA é um descritor da Categoria E e, portanto, refere-se a uma técnica de imunização. Quando IMUNIZAÇÃO PASSIVA for indexado, deve ser Descritor Primário.

4. IMUNIDADE CELULAR e IMUNIDADE HUMORAL não apresentam problema. Estes descritores devem ser indexados como secundários quando a doença específica for Descritor Primário.

Was this page helpful?