5.3 Masculino e Feminino

 

Estes descritores pré-codificados não têm equivalente no DeCS. São usados tanto para humanos como para animais. Sempre que for indexado HUMANOS ou ANIMAIS deve-se procurar especificar o sexo: MASCULINO, ­FEMININO ou ambos. Se não for possível identificar o sexo no texto, estes descritores pré-codificados deverão ser ignorados. Não assumir que homens e mulheres foram incluídos em grandes populações de pacientes.

Obedecendo o princípio de redundância óbvia, devem ser indexados os descritores pré-codificados MASCULINO ou FEMININO mesmo quando o descritor utilizado como Primário ou Secundário seja obviamente exclusivo para o sexo feminino ou para o masculino. Exemplo: PÊNIS e o pré-codificado MASCULINO; VAGINA e o pré-codificado FEMININO. Em alguns casos são utilizados na recuperação de outros descritores dos documentos nos quais pode não estar claramente indicado o sexo.

Não confundir os pré-codificados MASCULINO e FEMININO com os descritores HOMENS e MULHERES. Os primeiros referem‑se aos aspectos anatômicos, fisiológicos e sexuais do ser humano. Os segundos referem‑se a aspectos sociais, psicológicos, políticos e culturais. Na literatura biomédica os pré-codificados MASCULINO e FEMININO são usados com maior frequência. Quando forem utilizados os descritores HOMENS e MULHERES, indexar também os descritores pré-codificados HUMANOS e MASCULINO ou FEMININO.

Quando for utilizado o descritor FATORES SEXUAIS deve-se sempre indexar os descritores pré-codificados FEMININO, MASCULINO ou ambos.

Quando for utilizado o tipo de publicação RELATOS DE CASOS tanto para um documento clínico como para um de veterinária, deve-se indexar sempre os descritores pré-codificados MASCULINO, FEMININO ou ambos. Deve-se especificar, também, HUMANOS, ANIMAIS ou ambos.

Was this page helpful?