(Ver Lista de Qualificadores)
Usado com substâncias endógenas e exógenas que estão ausentes ou em quantidade reduzida em relação aos requisitos normais de um organismo ou sistema biológico.
O seu uso é relativo aos compostos que são normalmente requeridos pelo corpo, ou necessidade normal. O qualificador /defic é permitido somente com conceitos como nutrientes, aminoácidos, enzimas e vitaminas. Por exemplo, não se indexa um documento sobre um paciente resistente aos efeitos analgésicos da aspirina devido a uma dose inadequada com ASPIRINA /defic
Observar que há no DeCS vários descritores pré-coordenados com deficiência para doenças deficitárias como: DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A, DEFICIÊNCIA DE POTÁSSIO, etc. O indexador deve verificar antes de indexar com /defic se existe um descritor específico.
Excreção de uréia na deficiência de aminoácidos essenciais.
URÉIA /urina *
AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS /defic *
Deficiência de piruvato quinase na anemia hemolítica.
PIRUVATO QUINASE /defic *
ANEMIA HEMOLÍTICA /enzimol *
Mas:
Efeito da deficiência de proteína no metabolismo de varfarina.
DEFICIÊNCIA DE PROTEÍNA /metab *
VARFARINA /metab *
Apesar da definição do DeCS referir-se somente às necessidades normais de um organismo, restringir seu uso a organismos superiores. Não usá-lo para documentos sobre cultura de microorganismos em meio “deficiente”. Usar /fisiol ou /metab para o composto “deficiente”.
Crescimento de Salmonella em meio deficiente de leucina
(O autor estuda o papel da leucina no crescimento da Salmonella omitindo-a do meio de cultura para ver a parada no crescimento)
SALMONELLA /cresc *
LEUCINA /fisiol *
MEIOS DE CULTURA
(Não LEUCINA /defic *)
Para mais informações sobre o uso de /defic e várias DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS ver seção 8.3.43.