(Ver Lista de Qualificadores)
Usado com microorganismos, vírus e parasitos para estudos sobre sua habilidade de causar doença no homem, animais ou plantas.
O qualificador /patogen deve ser usado para estudos ou discussões da habilidade ou inabilidade que um organismo tem de causar doença em humanos, animais ou plantas, sua virulência e patogenicidade. Tais estudos também podem ser realizados em modelos de doenças, células isoladas ou cultura de células.
Infecções estreptocócicas fatais causadas por uma nova cepa de Streptococcus do grupo A: como a virulência do organismo tem se alterado nos últimos 10 anos?
INFECÇÕES ESTREPTOCÓCICAS /microbiol * /mortal
STREPTOCOCCUS PYOGENES /patogen *
VIRULÊNCIA
Estudos para determinar se o Mycobacterium bovis isolado de casos de tuberculose bovina é patogênico aos humanos.
MYCOBACTERIUM BOVIS /patogen * /isol
TUBERCULOSE BOVINA /microbiol *
BOVINOS
HUMANOS (Pré-codificado)
ANIMAIS (Pré-codificado)
Não usar o qualificador /patogen num documento no qual o autor usa a palavra “patogênico” para significar a existência de uma doença no homem ou animal. A habilidade do organismo de causar a infecção pode não ser discutida e nesse caso indexar o descritor pré-coordenado organismo/infecção.
Epidemiologia da Escherichia coli patogênica na Argentina.
(Nesse documento não há discussão sobre o organismo, e sim sobre a infecção)
INFECÇÕES POR ESCHERICHIA COLI /epidemiol *
ARGENTINA /epidemiol
(e não ESCHERICHIA COLI /patogen *)
Por outro lado, não usar o qualificador /patogen numa tentativa de cobrir uma infecção quando não há descritor específico pré-coordenado organismo/infecção. Nestes casos, indexar o organismo (como Primário) sem qualificador e acrescentar o descritor organismo/infecção mais específico e próximo que exista na lista hierárquica do DECS (também como Primário).
Infecções por Gardnerella.
GARDNERELLA *
INFECÇÕES POR BACTERIAS GRAM-POSITIVAS *
(e não GARDNERELLA /patogen *)