LILACS

LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – Informação e evidência científica e técnica em saúde da América Latina e Caribe – BIREME/OPAS/OMS – LILACS – Información y evidencia científica y técnica en salud de América Latina y el Caribe | LILACS – Scientífic and technic information and evidence of Latin-american and Caribbean Countries Um bem público regional de informação científica Un bien público regional de información científica A regional public good on scientific information

[Nota técnica n. 01/17] Leitura técnica e extração de conceitos na indexação de documentos segundo a Metodologia LILACS

1 de abril de 2017

banner notas técnicas lilacs pt

Texto completo

Objetivo: orientar o processo de leitura técnica de documentos para identificação e extração de termos DeCS na indexação LILACS; analisar as seções apropriadas nos documentos para extração dos descritores DeCS; verificar se todos os temas discutidos foram identificados e indexados; reduzir o tempo gasto na indexação.
Público meta: profissionais da informação
Conteúdo: metodológico
Metodologia: LILACS
Sistema de gestão: FI-Admin, LILDBI-Web ou ootro que adote a metodologia LILACS ou o serviço do DeCS
Data de criação: 01/04/17
Data de atualização: 12/07/2020

Introdução

A leitura técnica é o passo número um no processo de indexação e consiste em analisar o conteúdo e extrair os conceitos discutidos no documento para a sua representação temática adequada.

Os princípios que norteiam este processo são:

Precisão

Selecione os termos do DeCS que refletem o conteúdo discutido nos documentos, portanto, de valor para recuperação pelo pesquisador, e não aqueles que são apenas mencionados.

Conformidade

Adote os descritores DeCS de acordo com a nota de escopo e regras e políticas do Manual de Indexação LILACS.

Coerência

Seja consistente na aplicação dos termos do DeCS. Os descritores devem sempre ser usados ​​da mesma maneira.

Imparcialidade

Analise o conteúdo do documento de forma imparcial e não se deixe influenciar por crenças, valores ou opiniões pessoais. O documento em mãos é a autoridade máxima sobre ele. Um indexador diligente é a segunda autoridade mais alta.

Objetivos na leitura técnica

Antes de começar a ler, tenha em mente o que você procura no documento. A leitura técnica é uma leitura com um objetivo claro: identificar tópicos que devem ser representados por descritores para que o documento seja recuperado pelo usuário.

Se a leitura for feita sem esse objetivo, de forma desordenada, o indexador lê todo o documento e não identifica esses tópicos.

Lembre-se das seguintes questões antes de iniciar a leitura técnica para análise de conteúdo:

Pergunta

Objetivo na indexação

Sobre o que é o documento? Qual é o foco de
estudo ou pesquisa em análise?
Identificar descritores primários e
qualificadores
Quais são os problemas que foram discutidos e
impactar a questão do foco do estudo ou pesquisa?
Identificar descritores secundários e
qualificadores
Qual é o desenho do estudo? Identificar tipo de publicação ou descritor
secundário referente ao desenho do estudo
Quais são as técnicas e métodos usados? Identificar descriptores secundarios
Quem são os sujeitos da pesquisa? Identificar descritores pré-codificados
Qual é o formato do artigo ou tipo de
Publicação?
Identificar tipo de publicação ou descritor
secundário em relação ao desenho do estudo
Existem pessoas, instituições, datas ou
localizações geográficas importantes para o
discussão conduzida no documento?
Identificar:

  • Alcance temporal desde e até
  • Individuo como tema
  • Instituição como tema
  • Región não DeCS

Leitura técnica

As seguintes etapas devem ser seguidas, em uma sequência lógica, para que cada documento seja ser indexado.

Em cada etapa da leitura técnica, anote as palavras e expressões que refletem e respondem às perguntas feitas anteriormente.

  • Leia atentamente e entenda o título

A maioria das palavras e expressões no título deve ser considerada como candidata ao descritor primário.

  • Leia e entenda o objetivo do estudo

Leia a introdução até encontrar o objetivo do documento e ver sua correlação com o título.

Normalmente, o último parágrafo antes da sessão de materiais e métodos é o que apresenta o objetivo do estudo. A introdução não deve ser indexada, pois, em geral, é uma apresentação de fatos conhecidos sobre o assunto.

  • Reveja a sessão de materiais e métodos

Esta sessão contém informações sobre tipo de publicação, tipo de estudo, idades, sexo e modelos animais. Ele também descreve as técnicas que devem ser indexadas quando são discutidas na seção de resultados. Os métodos de rotina descritos apenas em Materiais e Métodos não são indexados.

  • Analise a sessão de resultados

A sessão de resultados é importante para confirmação dos temas discutidos. Identifique nesta sessão os conceitos que podem ser indexados e que aparecem em: títulos de seção; títulos de parágrafo; gráficos, tabelas, ilustrações, etc.

  • Reveja a sessão de discussão

Examine a discussão ou sessão de conclusão para confirmar os temas identificados. Não selecione termos da seção de implicações ou aplicações futuras sugeridas.

  • Reveja as conclusões

Leia as conclusões do autor para verificar se os objetivos propostos foram alcançados. Implicações de sugestões para aplicações futuras não devem ser indexadas, portanto, poucas afirmações conclusivas que não foram discutidas no texto.

  • Revise o resumo

Verifique no resumo, se houver, itens faltando na indexação, tendo o cuidado, entretanto, de localizar as discussões reais dentro do texto do artigo; Ignore as meras implicações.

  • Revise palavras-chave

Verifique as palavras-chave para identificar termos adicionais que podem ser considerados para indexação. Verifique se os conceitos apresentados foram realmente discutidos no texto antes de incluí-los na indexação.

  • Revise referências bibliográficas

Analise as referências bibliográficas do artigo em busca de pistas e confirmação adicional.

  • Reveja cuidadosamente as palavras ou expressões retiradas do texto

Antes de terminar a leitura técnica, verifique se as palavras e expressões extraídas do documento foram realmente discutidas ou apenas mencionadas e retire os termos que não atendam a este requisito. Deve-se sempre lembrar que o pesquisador parte de bases de dados como a LILACS que possuem mais de 800 mil registros e que ele não se interessa por documentos que apenas citam ou discutem um assunto muito rapidamente.

Ao final da leitura técnica você já deve ter todas as respostas relacionadas às perguntas feitas e agora passa para a próxima etapa da indexação de documentos, que é a tradução dos termos identificados para os descritores DeCS – Descritores em Ciências da Saúde.

Agradecimentos

À equipe da Biblioteca Médica Nacional do Centro Nacional de Informação em Ciências Médicas – INFOMED pela revisão das notas técnicas no idioma espanhol.

Referêcias

BIREME/OPAS/OMS. Manual de Indización de Documentos para la Base de Datos LILACS. 2.ed. rev. ampl. São Paulo: BIREME, 2008. 373 p. Disponible en:
http://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/05/883287/lilacs-4-manualindexacao-es.pdf. Acceso en 07/05/2018.
Conceição, Maria Anália da; Suga, Sueli Mitiko Yano. Sesión 1 de 10 – Analisis de contenido
en indización de documentos según Metodologia LILACS [Presentación]. Publicado en
SlideShare en
30 Mar. 2017. Disponible en: https://www.slideshare.net/Rede_BVS/sesin-1-de-10-analisisde-contenido-en-indizacin-de-documentos-segn-metodologia-lilacs-73999949 Acceso en
10/08/2017.

sueli